01 abril 2012

Brasilândia de Minas - MG


Informações Gerais sobre a cidade de Brasilândia de Minas 

Município localizado no Noroeste Mineiro
(Pertence ao Estado Brasileiro de Minas Gerais), fica a 494 km da capital do estado, Belo Horizonte . (Fonte: Google Mapas {Rota})

* Colonização:
22 de Maio de 1952 , data considerada como da Fundação de Brasilândia
* Emancipação política: O
Município de Brasilândia de Minas – MG , foi criado pela Lei Estadual nº 12.030 , de 21 de Dezembro de 1995 , e 01 de Janeiro de 1997 o Primeiro Prefeito tomou posse.
* DDD ou Prefixo : (38) 3562- xxxx
* CEP: 38779-000
* Festas: Festa da Cidade , Festa a Fantasia , ...
* População:
Segundo o {IBGE} em 2010 era de 14.226 habitantes, e 16.321 é a estimativa 2018.   
* Principais empresas: Bevap (Bioenergética Vale do Paracatu) , V&M florestal.
* Prefeito: Oseias Enfermeiro {Eleições 2020}
* Vegetação nativa: Cerrado, Campo, Capões de Mata.
* Coordenadas Geográficas: Latitude, -17° 00' 35'' Longitude, -46° 00' 34''
* Altitude: 540 metros (no antigo campo de avião)
* Área: 2.510 km²
* Operadoras de telefone disponíveis: OI , TIM e VIVO.
* Bairros: Centro, Porto, Contingente, Bela Vista, Planalto,...
* Assentamentos (P.A): Elza Estrela , Cachoeira Grande , Padre Josino , Mario Pereira , Das Pedras .
* Rio: Paracatu ( “rio Bom”)
* Córregos: Cotovelo, Toucinho, Gado Bravo, Caatinga, Extrema, Barra, Pinguela, Lageado, Lageadinho, Sucuriú, Tronco, Furquilha, Contendas , Canudos .

Breve História:
Estas Terras pertenceram ao Capitão Inácio de Oliveira Campos , que viveu por aqui, por Volta do Segundo meado do Século  XVII e que foram herdadas de seu pai.
O Capitão Inácio Casou-se aos Trinta anos , com uma jovem de Doze , Dona Joaquina de Pompéu ( Joaquina Maria Bernarda da Silva de Abreu Castello Branco Souto Maior de Oliveira Campos , Nasceu em 20 de Agosto de 1752 na Cidade de Mariana , e  Faleceu em 07 de Dezembro de 1824 na cidade de Pompéu ) , conhecida como “Sinhá Braba”.
Com a morte de Dona Joaquina, em 1824, foi dividas entre os  Herdeiros.
Das mãos dos Herdeiros da Sinhá Braba , a fazenda vasta e rica passou às mãos de outros. Foi vendida dos Abreus Castello Brancos para Fazendeiros de Paracatu , que a vendera para Estrangeiros e foi assim que a Fazenda Extrema , passou a ser a “Compahia Brazil Land” ou Brazil Land Cattle and Packing Company ou simplesmente Brazil Land “Terra do Brasil”.
Era a Fazenda Extrema que recebera o nome de Brazil Land, banhada pelo rio Paracatu , que na língua Tupi quer dizer “rio Bom , rio Caudaloso” , vendida aos estrangeiros americanos , por família de fazendeiros paracatuenses , e com certeza , foi de onde proveio o nome de Brasilândia.
Por volta de 1945 , no governo presidencial de Getúlio Vargas , esse exigiu que todo estrangeiro que tivesse bens imóveis no Brasil , se naturalizasse brasileiro . Só brasileiros deveriam explorar , enriquecer no Brasil. Os estrangeiros , então donos da Brazil Land não se dispuseram a naturalizar-se , nem aqui viviam.
Foi quando o então deputado Coronel Manoel de Almeida , foi a favor da idéia de desapropriação da fazenda , para que dela se fizesse uma colônia agrícola do governo”. Foi assim , que a Brazil Land , pelo apoio do Coronel Manoel de Almeida e um projeto de Lei do Deputado Federal a pedido de Leoa Rubinger , passou a pertencer ao Governo federal , sob a responsabilidade da Comissão do Vale do São Francisco (C.V.S.F).
Com a extinção da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF) em 1967 , posteriormente SUVALE , e com a criação da CODEVASF; através da Lei 6.088 de 16 de Julho de 1974 , os bens patrimoniais da extinta SUVALE foram transferidos para à CODEVASF.
A SUVALE e posteriormente a CODEVASF , assumiram a responsabilidade de administrar a Colônia até a sua Emancipação.  (Veja Mais, Nossa História   )
Colonização
A Bandeira Nacional foi hasteada e o Hino Nacional que fora cantado com muito garbo e respeito , todos com a mão direita sobre o coração. Houve também a Reza ... tudo isso era a Posse da Terra , em nome do Governo Federal sob a responsabilidade dos funcionários da C.V.S.F.
 O Cenário fora a frente da Casa Grande , debaixo da Mangueirona (grande pé de manga) secular que nos dias de hoje , já não existe. Era o dia 22 de Maio de 1952 , data considerada como da Fundação de Brasilândia ... “O Município de Brasilândia de Minas – MG , foi criado pela Lei Estadual nº 12.030 , de 21 de Dezembro de 1995 , integra , com autonomia político – administrativa , a República Federativa do Brasil e rege-se por sua Lei Orgânica , observados os princípios constitucionais nela inscritos.” (Art. 1º - Das Disposições Preliminares).”
E Teve a sua primeira eleição em 03 de Outubro de 1996 e foi instalado em 01 de Janeiro de 1997 , com posse do 1º Prefeito Municipal , o Sr. João Cardoso do Couto (Zizinho) e do Vice , o Prof. Josué Lamounier da Silva 
*Mandato de 01 de Janeiro de 2021 à 31 de Dezembro de 2024 , para o cargo de Prefeito Oseias Enfermeiro (Oseias Cardoso Queiroz), e Vice Dr. Ramon (Ramon Lucas Romualdo) 

Não seria possível escrever sobre a história da cidade de Brasilândia de Minas, sem os manuais de nossa historia , os livros:
Brasilândia de Minas - Sua História , Sua Gente  e  Brasilândia : meu pé de serra, escrito pela ilustre brasilandense Maria Morais.

 '' Não sei como funciona o processo de direitos autorais, se eu tiver infligindo a lei me informa ai''

O Porque da Criação
   
  ''Estou fazendo uns cursos que envolve Informática , então decidi colocar alguns aprendizados em ação , Aqui é apenas um Rascunho do Curso ...”
O Blog Brasilândia de Minas DIGITAL , foi criado no intuito de mostrar o que acontece na cidade “Brasilândia de Minas” e Região ...
        
''Criei mostrando o que vejo de cada situação"

Neste Blog:
* Você pode expressar suas opiniões sobre os acontecimentos da cidade.
* Encontra um pouco sobre a historia da cidade , e acompanhar o desenvolvimento . Estamos desenvolvendo (Evoluindo)?
* Festas , Eventos e últimas noticias de Brasilândia de Minas.
* E algumas ''coizitas mais'' (Fotos , Vídeos ...)

Relacionados:



Se alguma (s) informação contidas neste blog contraria sua opinião, ou tem algo a acrescentar , deixe seu comentário. 

         Obrigado  pela Visita , VOLTE SEMPRE !
Termos : brasilandia de minas - MG , brasilandia de Minas Gerais , site de Brasilândia de Minas, noticias de Brasilândia de Minas, sobre a cidade de Brasilândia de Minas, Informações Gerais de Brasilândia de Minas, cidades do Brasil, Utimas Noticias de Brasilândia de Minas , noticias de Brasilândia de Minas, acontecimentos da cidade de Brasilândia de Minas , utimos eventos em Brasilândia de Minas , próximos eventos em Brasilândia de Minas , próximas festas em Brasilândia de Minas , festas em Brasilândia de Minas , álbum de fotos de Brasilândia de Minas , fotografias de Brasilândia de Minas, vídeos de Brasilândia de Minas, denuncia em Brasilândia de Minas, assentamentos em Brasilândia de Minas , zona rural de Brasilândia de Minas , zona urbana de Brasilândia de Minas , fazendas , divulgar em Brasilândia de Minas, promover em Brasilândia de Minas , historia de Brasilândia de Minas , resulmo da historia de Brasilândia de Minas, endereços e cep em Brasilândia de Minas, telefones em Brasilândia de Minas, Politica em Brasilândia de Minas , eleições em Brasilândia de Minas , comércios em Brasilândia de Minas , lugares mais barato em Brasilândia de Minas, promoções em Brasilândia de Minas, empresas em Brasilândia de Minas, emprego em Brasilândia de Minas , foto de Brasilândia de Minas  , vídeos, noticias, fotos  historia, relevo, hidrografia, festa, evento, zona rural, fazendas, assentamento, rio, Brasilândia de Minas.

17 comentários:

  1. Fala no site alguma coisa do importante Rio Paracatu !

    ResponderExcluir
  2. Se alguém quiser mandar algum texto ... eu postarei !!
    E que as vezes não tá tendo tempo pra mim ...

    ResponderExcluir
  3. A distância entre Belo Horizonte e Brasilândia de Minas é 492 Km, via BR 040, não 542 como você postou.

    ResponderExcluir
  4. Se quiser saber sobre a história de Brasilândia de Minas, leia os livros da Maria Morais.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria eu nasci em Brasilândia e não conhecia a história então não tenho nada a acrescentar mais quero parabenizar a todos pela a matéria.moro em Brasília mais não esqueço da minha cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela Visita ... fico Grato por Seu Comentario
      ... Volte Sempre !!

      Excluir
  6. Eu me chamo Ednilson Rodrigues de Oliveira,(apelidado de Nicinho), aos 14 anos tocava bateria no conjunto Apolo Som, filho de Eduardo Rodrigues de Oliveira,e Edizia Alves de Oliveira, ele era Barbeiro e ela era Enfermeira,trabalhava no hospital da Suvale, fomos nós Eu, Paulinho,Binho, Quinhões, Lafaiete,Cabeção outros que não me lembro, andávamos nós corretos nadando e colocando nome nos mesmos, inclusive o Cruzeirinho, isso por volta do ano de 1970 a 76, quando eu pai veio a falecer e precisei vir para São Paulo, e moro até o presente momento. Gostaria muito de votar a minha terra Natál, para rever onde vivi e conhecer o novo que não conheço. São 42 anos fora de Brasilandia de Minas. Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Novinho! Soa a Sou filha do Sr Cirilo. Conheci todos vcs .Te convido a entrar no nosso grupo de amigos. "Para sempre amigos" meu telefone é 38 988392838. Me mande o seu ou entre no grupo para conversarmos.

      Excluir
    2. Corrigindo. Sou a Ziu filha do Sr Cirilo. Irmã do Zeca.lembra?

      Excluir
  7. Gostaria de ver fotos mais atualizadas de Brasilandia de Minas. Obrigadoooo, a que se dispor a postar.

    ResponderExcluir
  8. Nilo Wanderley Duarte. Meu pai Manoel vidade de SerraDuarte, fabricante da cachaça DUARTINA. Eu nasci em Brasilândia de Minas em 03111955.
    Sr. Manoel Duarte trabalhou vários anos na antiga Suvale (superintendência vale do Paracatu, como vacinação do rebanho dos colonos , ate montar a fábrica da cachaça DUARTINA na terra que comprou, as margens do riachinho do cotovelo. Terra abençoada por Deus.
    Hoje eu fabrico a cachaça DUARTINA na
    Cidade de Serra Azul Minas gerais.

    ResponderExcluir
  9. Coração Meu Pai Manoel Duarte.

    ResponderExcluir

Brasilândia de Minas - MG -