Brasilândia de Minas - MG -

01 abril 2012

Brasilândia de Minas - MG


Informações Gerais sobre a cidade de Brasilândia de Minas 

Município localizado no Noroeste Mineiro
(Pertence ao Estado Brasileiro de Minas Gerais), fica a 494 km da capital do estado, Belo Horizonte . (Fonte: Google Mapas {Rota})


* Colonização: 22 de Maio de 1952 , data considerada como da Fundação de Brasilândia
* Emancipação política: O
Município de Brasilândia de Minas – MG , foi criado pela Lei Estadual nº 12.030 , de 21 de Dezembro de 1995 , e 01 de Janeiro de 1997 o Primeiro Prefeito tomou posse.
* DDD ou Prefixo : (38) 3562- xxxx
* CEP: 38779-000
* Festas: Festa da Cidade , Festa a Fantasia , ...
* População:  A população em 2010 segundo o IBGE,era de 14.226 habitantes.
* Principais empresas: Bevap
(Bioenergética Vale do Paracatu) , V&M florestal.
* Vegetação nativa: Cerrado, Campo, Capões de Mata.
* Latitude: -17° 00' 35''
* Longitude: -46° 00' 34''
* Altitude: 540 metros
* Área: 2.510 km²
* Operadoras de telefone disponíveis: OI , TIM e VIVO.
* Assentamentos (P.A): Elza Estrela , Cachoeira Grande , Padre Josino , Mario Pereira , Das Pedras .
* Rio: Paracatu ( “rio Bom”)
* Córregos: Cotovelo, Toucinho, Gado Bravo, Caatinga, Extrema, Barra, Pinguela, Lageado, Lageadinho, Sucuriú, Tronco, Furquilha, Contendas , Canudos .

Praça Julio Carneiro - Centro (26 de Out 2016)

Breve História:
Estas Terras pertenceram ao Capitão Inácio de Oliveira Campos , que viveu por aqui, por Volta do Segundo meado do Século  XVII e que foram herdadas de seu pai.
O Capitão Inácio Casou-se aos Trinta anos , com uma jovem de Doze , Dona Joaquina de Pompéu ( Joaquina Maria Bernarda da Silva de Abreu Castello Branco Souto Maior de Oliveira Campos , Nasceu em 20 de Agosto de 1752 na Cidade de Mariana , e  Faleceu em 07 de Dezembro de 1824 na cidade de Pompéu ) , conhecida como “Sinhá Braba”.
Com a morte de Dona Joaquina, em 1824, foi dividas entre os  Herdeiros.
Das mãos dos Herdeiros da Sinhá Braba , a fazenda vasta e rica passou às mãos de outros. Foi vendida dos Abreus Castello Brancos para Fazendeiros de Paracatu , que a vendera para Estrangeiros e foi assim que a Fazenda Extrema , passou a ser a “Compahia Brazil Land” ou Brazil Land Cattle and Packing Company ou simplesmente Brazil LandTerra do Brasil”.
Era a Fazenda Extrema que recebera o nome de Brazil Land “Terras do Brasil” , banhada pelo rio Paracatu , que na língua Tupi quer dizer “rio Bom , rio Caudaloso” , vendida aos estrangeiros americanos , por família de fazendeiros paracatuenses , e com certeza , foi de onde proveio o nome de Brasilândia.
Por volta de 1945 , no governo presidencial de Getúlio Vargas , esse exigiu que todo estrangeiro que tivesse bens imóveis no Brasil , se naturalizasse brasileiro . Só brasileiros deveriam explorar , enriquecer no Brasil. Os estrangeiros , então donos da Brazil Land não se dispuseram a naturalizar-se , nem aqui viviam.
Foi quando o então deputado Coronel Manoel de Almeida , foi a favor da idéia de desapropriação da fazenda , para que dela se fizesse uma colônia agrícola do governo”. Foi assim , que a Brazil Land , pelo apoio do Coronel Manoel de Almeida e um projeto de Lei do Deputado Federal a pedido de Leoa Rubinger , passou a pertencer ao Governo federal , sob a responsabilidade da Comissão do Vale do São Francisco (C.V.S.F).
Com a extinção da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF) em 1967 , posteriormente SUVALE , e com a criação da CODEVASF; através da Lei 6.088 de 16 de Julho de 1974 , os bens patrimoniais da extinta SUVALE foram transferidos para à CODEVASF.
A SUVALE e posteriormente a CODEVASF , assumiram a responsabilidade de administrar a Colônia até a sua Emancipação.  (Veja Mais, Nossa História   )
Colonização
A Bandeira Nacional foi hasteada e o Hino Nacional que fora cantado com muito garbo e respeito , todos com a mão direita sobre o coração. Houve também a Reza ... tudo isso era a Posse da Terra , em nome do Governo Federal sob a responsabilidade dos funcionários da C.V.S.F.
 O Cenário fora a frente da Casa Grande , debaixo da Mangueirona (grande pé de manga) secular que nos dias de hoje , já não existe. Era o dia 22 de Maio de 1952 , data considerada como da Fundação de Brasilândia ... “O Município de Brasilândia de Minas – MG , foi criado pela Lei Estadual nº 12.030 , de 21 de Dezembro de 1995 , integra , com autonomia político – administrativa , a República Federativa do Brasil e rege-se por sua Lei Orgânica , observados os princípios constitucionais nela inscritos.” (Art. 1º - Das Disposições Preliminares).”
E Teve a sua primeira eleição em 03 de Outubro de 1996 e foi instalado em 01 de Janeiro de 1997 , com posse do 1º Prefeito Municipal , o Sr. João Cardoso do Couto (Zizinho) e do Vice , o Prof. Josué Lamounier da Silva (Veja , Emancipação Política).

Não seria possível escrever sobre a história da cidade de Brasilândia de Minas, sem os manuais de nossa historia , os livros:
Brasilândia de Minas - Sua História , Sua Gente  e  Brasilândia : meu pé de serra, escrito pela ilustre moradora: Maria Morais.

 '' Não sei como funciona o processo de direitos autorais, se eu tiver infligindo a lei me informa ai''

O Porque da Criação
   
  ''Estou fazendo uns cursos que envolve Informática , então decidi colocar alguns aprendizados em ação , Aqui é apenas um Rascunho do Curso ...”
O Blog Brasilândia de Minas DIGITAL , foi criado no intuito de mostrar o que acontece na cidade “Brasilândia de Minas” e Região ...
        
''Criei mostrando o que vejo de cada situação"

Neste Blog:
* Você pode expressar suas opiniões sobre os acontecimentos da cidade.
* Encontra um pouco sobre a historia da cidade , e acompanhar o desenvolvimento . Estamos desenvolvendo (Evoluindo)?
* Festas , Eventos e últimas noticias de Brasilândia de Minas.
* E algumas ''coizitas mais'' (Fotos , Vídeos ...)

Relacionados:
Relacionados:

(Hidrografia de Brasilândia de Minas) (Cachoeira do córrego Extrema ) (Córrego Contendas) (Cruzeirinho)

 

(Assentamento Elza Estrela) (Assentamento Cachoeira Grande)


Se alguma (s) informação contidas neste blog contraria sua opinião, ou tem algo a acrescentar , deixe seu comentário. 

         Obrigado  pela Visita , VOLTE SEMPRE !
Termos : brasilandia de minas , brasilandia de minas - MG , brasilandia de Minas Gerais , site de Brasilândia de Minas , Noticias de Brasilândia de Minas , sobre a cidade de Brasilândia de Minas , Informações Gerais de Brasilândia de Minas , cidades do Brasil , Utimas Noticias de Brasilândia de Minas , noticias de Brasilândia de Minas, acontecimentos da cidade de Brasilândia de Minas , utimos eventos em Brasilândia de Minas , próximos eventos em Brasilândia de Minas , próximas festas em Brasilândia de Minas , festas em Brasilândia de Minas , álbum de fotos de Brasilândia de Minas , fotografias de Brasilândia de Minas, vídeos de Brasilândia de Minas, denuncia em Brasilândia de Minas, assentamentos em Brasilândia de Minas , zona rural de Brasilândia de Minas , zona urbana de Brasilândia de Minas , fazendas , divulgar em Brasilândia de Minas, promover em Brasilândia de Minas , historia de Brasilândia de Minas , resulmo da historia de Brasilândia de Minas, endereços e cep em Brasilândia de Minas, telefones em Brasilândia de Minas, Politica em Brasilândia de Minas , eleições em Brasilândia de Minas , comércios em Brasilândia de Minas , lugares mais barato em Brasilândia de Minas, promoções em Brasilândia de Minas, empresas em Brasilândia de Minas, emprego em Brasilândia de Minas , foto de Brasilândia de Minas  , vídeos , noticias , fotos , historia , relevo , hidrografia , festa , evento , zona rural , fazendas , assentamento , rio , Brasilândia de Minas.

4 comentários:

  1. Fala no site alguma coisa do importante Rio Paracatu !

    ResponderExcluir
  2. Se alguém quiser mandar algum texto ... eu postarei !!
    E que as vezes não tá tendo tempo pra mim ...

    ResponderExcluir
  3. A distância entre Belo Horizonte e Brasilândia de Minas é 492 Km, via BR 040, não 542 como você postou.

    ResponderExcluir
  4. Se quiser saber sobre a história de Brasilândia de Minas, leia os livros da Maria Morais.

    ResponderExcluir

Sobre Mim:

Facebook: Povo Brasilandense // Blogger: O Povo

Olá Prazer Sou Brasilandense , Apaixonado por Matemática ... Na área Profissional já Fiz de tudo Um Pouco ...(Vendas de Quitandas , Picolé ... , Carvoaria (“Carvueira”) , Serviços de Roça , Serraria , Líder ... ) ... Nas Horas Vagas estou estudando , ouvindo música, lendo ... (Gosto Muito de Audiolivro ) ... Se erro é buscando acertar , nestes erros descubro quais frações tenho que reformular ... as vezes posto uns ''treim na Net , VÊ AÍ " !!!

Relacionados: No Blogger, Adedonha // Coleção de Cartões Telefonicos // Brasilândia de Minas Midia //Brasilândia de Minas Digital //No YouTube, Brasilândia de Minas // Marcelo França