30 março 2012

Frutos da Região - Brasilândia de Minas

Em Brasilândia de Minas tem frutas que são mais comuns entre nossos pomares , aqui vou sitar algumas  caracteristicas é suas propriedades.


Caju:  fruto do Cajueiro
Nome cientifico:  Anacardium orcidentale.
A poupa do caju:  Rico em vitamina C e ferro.
O fruto ou semente : A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, cobre e zinco), vitamina K, vitamina PP, complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos .
 Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim
Na medicina:  Acredita-se que a castanha do caju contribua no combate às doenças cardíacas

FONTE:  wikipedia (Click aqui e saiba mais)



Manga:  fruto da Mangueira
Nome cientifico:  Mangifera indica.
A poupa da manga: Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C.
  Na medicina: Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.

 FONTE:  wikipedia (Click aqui e saiba mais)



Goiaba: fruto da goiabeira
Nome cientifico: Psidium guajava
A poupa da goiaba:  Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Na medicina:
Em etnofarmacologia é usada para diarréias na infância. O chá, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e da garganta ou em lavagens de úlceras e na leucorréia.
As folhas têm óleo volátil rico em sesquiterpeno, entre eles o bisaboleno, além do dietoximetano e dietoxetano que dão o aroma dos frutos. O principal componente do óleo das sementes é o ácido linolêico.
O extrato aquoso do "olho" (broto) da goiabeira tem intensa atividade contra salmonela, serratia e staphylococcus, grandes responsáveis pela diarréias de origem microbiana. A atividade é mais forte na variedade de polpa vermelha, e mais fraca nas folhas adultas e casca

FONTE:  wikipedia (Click aqui e saiba mais)



Acerola: fruto da aceroleira
Nome cientifico: Malpighia emarginata ou Malpighia glabra
Vitaminas:  Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.

 Na medicina :    Dizem reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.


FONTE: Wikipédia (Click aqui e saiba mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasilândia de Minas - MG -