25 outubro 2013

Baru um fruto do nosso cerrado

O território Brasiladense esta concentrado no meio do cerrado Brasileiro,cerrado que como sabem muito rico e variado em frutas .
 Frutas com diversos sabores e riquesas alimentares , por exemplo nesta época temos a Mangaba , Jatobá , , Murici , Baru ..... Pequi ....
 ''Sempre morei no interior , conheço a castanha do Baru mais não sabia o quanto é nutritiva''

Castanha ou amêndoa do Baru
Breve
Feira Livre

Castanhas De Baru Mercado Livre



Nomes populares: baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru. O baru ou cumaru (Dipteryx alata), é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea, de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possui copa densa e arredondada. Sua madeira é resistente , está ameaçada de extinção devido a:
  1. Destruição de seu bioma nativo, ocupado pela expansão agrícola 
  2. Corte devido a sua excelente madeira
  3. Consumo de suas sementes na alimentação e como medicinal.
  • Composição nutricional 

(valores aproximados referentes á 100 gramas)
calorias 502kcal  proteínas 23,9g   gorduras totais 38,2g  gorduras saturadas 7,18g
gorduras insaturadas 31,02g  fibras 13,4g  carboidratos 15,8g   cálcio 140mg
potássio 827mg  fósforo 358mg  magnésio 178mg  cobre 1,45mg
ferro 5,35mg  manganês 4,9mg zinco 4,1mg
  É rica em proteínas, fibras, minerais, além dos ácidos graxos oleico (ômega-9) e linoleico (ômega-6).

 Assim como o amendoim, a castanha do baru é considerada um alimento afrodisíaco. Geralmente, esse título é dado a alimentos ricos em energia de boa qualidade. A fama de ajudar na libido é tão grande que, na região onde o fruto é extraído, é chamado de “Viagra do Cerrado”.
Mas, o valor energético não é o único responsável por isso. Outro nutriente participa desse processo: o zinco. O mineral é considerado o mais importante para a fertilidade, tanto masculina quanto feminina. “Devido à sua riqueza de nutrientes e por ser fonte de zinco, necessário à maturação do esperma e à fertilização dos óvulos, a castanha do baru tem sido considerada um afrodisíaco natural ... Saiba Mais>>

  • Pra saúde
 Repleta de compostos com alto poder antioxidante, a castanha (ou amêndoa) do baru se mostrou, em pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), eficaz para prevenir doenças como cardiopatias, aterosclerose , câncer , diabetes , Alzheimer e até mesmo o envelhecimento precoce.
   Os óleos da amêndoa do baru são tão ricos em ômega 3, 6 e 9 com ácidos graxos insaturados (81%) quanto os peixes, recomendados para quem quer uma dieta saudável. Além disso, a amêndoa é rica em vitamina E, que também tem função antioxidante e ajuda na imunidade do corpo, e compostos fenólicos (como ácidos gálicos, cafeicos e elágicos) que têm ações anti-inflamatórias e antivirais.
    Agora, os estudos vão continuar no pós-doutorado. O poder de cura e prevenção de doenças de cada um dos fitoquímicos do baru será analisado. Câncer e doenças infectocontagiosas como a aids estão na mira da pesquisadora.
“Existem estudos em pacientes soropositivos que mostram que os ácidos gálico e elágico (encontrados no baru) podem inibir a ação do agente agressor do HIV quando ligado ao receptor CD4, interferindo nos sintomas e melhorando o quadro desses pacientes sob o ponto de vista imunológico .... Saiba Mais>>


  ''Lembrando para o consumo a castanha deve ser torrada ''

Um comentário:

  1. ola....Castanha de Baru fresquinha...

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-528898097-castanhas-de-baru-fruto-do-cerrado-nuts-baru-from-brasil-_JM

    .....FRETE GRATIS.

    ResponderExcluir

Brasilândia de Minas - MG -